Reduzir número de alunos nas salas de aula é prioridade para MED
O Ministério da Educação está a trabalhar para a partir do próximo ano lectivo acabar com o excesso de alunos nas salas, como estipula o regulamento, com a construção de novas escolas.

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Esta informação foi manifestada neste Sábado na cidade do Lubango, pelo secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Geral, Pacheco Francisco, no acto do encerramento da 10.ª edição dos Jogos Nacionais Escolares, decorridos na capital huilana.

O responsável admitiu que o sector enfrenta problemas no acesso às escolas e de excesso de alunos nas salas de aula, em que o professor trabalha com 70 a 100 alunos.

Informou, por outro lado, que pretende-se construir mais escolas para descongestionar paulatinamente, de maneira que o professor possa trabalhar com um número estipulado (35 alunos em cada sala) para alcançar os resultados pretendidos.

“Temos excessos de alunos nas turmas em quase todas as províncias do país, bem com registamos ainda meninos a estudarem de baixo de árvores, varandas e em locais impróprios, uma situação que preocupa o ministério”, disse.

Realçou que o sector vai igualmente apostar na capacitação dos professores, de forma a estarem preparados para os próximos desafios.

Sobre o desporto escolar, destacou a necessidade de se apostar mais, uma vez que as equipas federadas têm uma oportunidade de identificar talentos durante os jogos e fortificarem os seus clubes.

Apelou os gestores escolares para darem mais oportunidade aos professores de educação física para desenvolverem as modalidades.

Fonte: ANGOP

REAÇÕES

0
   
1
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0