Quénia quer a liderança da União Africana e pede apoio ao Presidente angolano
A ministra queniana dos Negócios Estrangeiros, Amina Chawair Mohamed veio a Angola com o objectivo de solicitar pessoalmente apoio ao presidente da República, José Eduardo dos Santos para conseguir o cargo Executivo da União Africana

Conforme divulgou a comunicação social, Amina Chawair Mohamed declarou que a sua candidatura apresenta um compromisso por “uma África Unida que promova a cooperação e a parceria entre os Estados membros”.

A candidata considera uma questão de justiça o Quénia assumir a presidência da Comissão da União Africana e contribuir para ultrapassar o impasse na eleição do Presidente do órgão, como o ocorrido em Junho deste ano, no Kigali, Rwanda.

Por seu turno o ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, reiterou que se procura escolher o melhor dos cinco candidatos ao cargo para a união do continente africano.

“Vemos a candidatura da ministra do Quénia como uma boa candidatura para a União Africana. As coisas ainda não estão decididas, porque pode haver até sete voltas para se eleger um candidato”, afirmou o ministro das Relações Exteriores.

A eleição do futuro Presidente da Comissão da União Africana, em substituição da sul-africana Nkosazana Dlamini-Zuma, deverá ocorrer em Janeiro do próximo ano, em Addis Abeba (Etiópia).

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0