Quantas chávenas de café toma por dia?
Há muito que o consumo de café é associado ao aparecimento ou agravamento de dores de cabeça.

Publicidade

Publicidade

Enquanto algumas pessoas sofrem deste mal quando estão privadas do consumo de cafeína, outras encontram-se no cenário completamente oposto, em que é o consumo de cafeína que desencadeia cefaleias.

Foi focado neste último tipo de pessoas que cientistas da Beth Israel Deaconess Medical Centre, nos Estados Unidos, decidiram medir a quantidade de café associada ao aparecimento de enxaqueca (um tipo de cefaleia primária, caracterizado por dores de cabeça muito intensas e pontuais, podendo assumir um estatuto de doença crónica). E não é preciso beber muito.


Publicado na revista científica American Journal of Medicine, o estudo teve por base a análise de 98 pessoas e concluiu que três ou mais doses de cafeína (o equivalente a três cafés expresso ou café e chá ou chá e bebidas energéticas cuja soma equivale à quantidade de cafeína) é o suficiente para desencadear uma dor de cabeça de enxaqueca. Na prática, quem excede os três cafés por dia tem 27% mais probabilidade de ter uma enxaqueca.


Para o estudo, os participantes tiveram de fazer um diário sobre o consumo de cafeína, a qualidade do sono e classificar as dores de cabeça, assim como indicar o momento em que apareciam. Importa salientar que a enxaqueca não é o tipo de cefaleia mais comum estimando-se que, no máximo, atinja 15% da população mundial, segundo a CUF.

WH

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0