Quadro encontrado em uma cozinha vale milhões
Uma obra de arte do século XIII, atribuída ao pintor italiano Cimabue, foi descoberta na cozinha de uma francesa. O quadro devera valer milhões de euros em um leilão. A obra, que mostra um grupo de homens que zomba de Cristo, pode ter sido parte de uma pintura maior feita por Cimabue por volta de 1280.

Publicidade

Publicidade

"É uma grande descoberta para a história da arte", disse à Associated Press Stephane Pinta, especialista em arte da galeria Turquin, de Paris. E essa obra estava, até pouco tempo, pendurada na parede entre a cozinha e a sala de jantar de uma casa em Compiègne, na França.

Achava que era apenas um quadro religioso antigo, mas o levou para ser avaliado por especialistas. Depois de examinar a descoberta da cozinha francesa, os especialistas da galeria Turquin concluíram que "com certeza" a obra apresentava marcas do trabalho de Cimabue.

Eles observaram claras semelhanças com dois painéis de Cimabue, um exibido na Coleção Frick em Nova York e outro na Galeria Nacional em Londres. Semelhanças nas expressões faciais e nos edifícios que o artista pintou e as técnicas usadas para transmitir luz e distância foram fundamentais para deduzir que a pequena peça que estava exposta em uma cozinha foi criada pela mão de Cimabue. 

Além disso, testes feitos com infravermelha confirmaram que a obra foi, de fato, feita pelo artista italiano medieval. Cimabue, que ensinou o mestre italiano Giotto, é amplamente considerado o pai do Renascimento italiano. Ele rompeu com o estilo bizantino popular na Idade Média e incorporou elementos de movimento e perspectiva que vieram a caracterizar a pintura ocidental. 

Alexis Ashot, consultor independente de arte da casa de leilões britânica Christie, disse que a descoberta na França provocou empolgação em outras partes do mundo da arte. "É maravilhoso lembrar que existem pinturas de tão grande importância que ainda estão por aí e ainda precisam ser descobertas", disse ele.

A pintura será a primeira obra-prima do Cimabue a ser leiloada quando for colocada à venda na casa de leilões Acteon, a Norte de Paris, em 27 de Outubro. 

Especialistas da galeria Turquin acreditam que um grande museu de arte o comprará por um preço entre 4 milhões e 6 milhões de euros. Ashot disse que acha que a pintura pode atrair ainda mais. "Eu pude ver facilmente que, se for divulgado que esta pintura está disponível para venda, o preço poderá ser muito maior do que o estima", disse ele. 

AP/UOL

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0