Propinas custam menos de 2500 kzs no ensino superior
As propinas a serem implementadas a partir de 2020, vão custar 1.050 a 2100 kzs por mês, nas instituições de ensino superior público, informou o secretário de Estado nesta quarta-feira.

Anúncio

Anúncio

A informação foi prestada pelo secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio da Silva, em declarações à imprensa, após a reunião da Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros.

Esclareceu que a proposta pretende que o valor da propina anual seja o equivalente a meio salário mínimo nacional obrigatório.

“Trata-se de um valor que não vai ultrapassar, anualmente, os 10 mil 500 kwanzas até 21 mil e 100, a repartir depois por dez meses que constituem o ano escolar, que dá um valor de mil e 50 a dois mil e 100 kwanzas por mês”, esclareceu.

Adiantou que se está a trabalhar com parceiros, entre as quais associações de estudantes do ensino superior, no sentido de encontrar uma solução consensual.

Eugénio da Silva frisou que ideia é que os estudantes podem e devem comparticipar na produção do serviço educativo, na medida em que o custo por estudante, no ensino universitário, é muito superior ao valor da proposta em discussão.

Fonte: Angola 24 Horas

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1