Projecto Melika (PM) – Uma aposta na educação comunitária
O Projecto Melika (PM), abreviatura de “Mukai Efimbo Lyove lyefika” (na língua yaneka-Nkhumbe) que em português significa “mulher, chegou a tua hora”, foi concebido e implementado pela Congregação das Irmãs de Santa Doroteia, com a missão de promover a educação nas comunidades rurais

Após a instalação das madres de Santa Doroteia na aldeia de Freixiel, rapidamente sentiu-se a necessidade de apoiar o desenvolvimento da comunidade, devido a pobreza extrema que assolava a região.

Baseando-se no conceito de que a mulher/mãe é o coração da família, esta assume um papel importante na alfabetização da comunidade, uma vez que, quando uma mãe é alfabetizada, maior é a probabilidade dos seus filhos aprenderem a ler e a escrever.

Na época, as irmãs da casa, lideradas pela Ir. Judith, iniciaram o processo de alfabetização para a comunidade nas suas instalações.

A necessidade e vontade de aprendera ler e escrever era tão grande que nos primeiros anos do projecto a população local uniu-se e construiu as primeiras salas de aula do PM.

O grande esforço da comunidade, permitiu a formação dos jovens e adultos locais, e estes comprometeram-se em ajudar no desenvolvimento da comunidade, sendo alguns professores do PM até ao presente.

Localização

Localização

O projecto Melika está sediado na província da Huila, município da Matala, em 9 aldeias da comuna de Capelongo.

Santa Doroteia

Este projecto construiu e gere escolas nas seguintes aldeias: Freixiel, Mucope, Kamunhandi, Kanhina, Kassoco, Nkenene, Kapila, Mumbe e Maculungungo.

Contexto das Escolas

A Escola do I º Ciclo do Ensino Secundário nº 1563 – Projecto Melica, localizada na localidade de Freixiel (a 25 Km da Matala e 275 Km da cidade de Lubango) é a escola sede do PM, sob a qual todas as outras são administradas.

No ano lectivo de 2015, com apenas 32 professores e 16 salas, acolheu 1316 alunos da iniciação à 12ª classe. Nesta escola, também lecciona-se o ensino de adultos com os 3 módulos (da 1ª à 6ª classe em 3 anos).

As escolinhas (salas de aula de construção débil) nas respectivas comunidades existem para aliviar as crianças de percorrer grandes distâncias das suas aldeias até a escola sede em Freixiel.

Se, por exemplo, a escolinha de Kamunhandi não existisse, as crianças desta localidade percorreriam 75 km (150 km ida e volta) até a escola sede para estudar.

Novas salas de aula (Obrigado à todos os voluntários do Projecto Melika)

Novas salas de aula (Obrigado à todos os voluntários do Projecto Melika)

Graças a acção dos voluntários do Projecto Melika, esta em curso a construção de mais 4 salas de aula, e espera-se nestas salas poder educar aproximadamente mais 360 alunos. Para o ano lectivo 2016, almeja-se a construção de mais 8 salas de aula para poder responder minimamente a demanda da população local.

Contamos com todos para cumprir este objectivo!

Educar é a nossa missão

Biblioteca (Obrigado Rui Ramos pelas 303 oportunidades)

No final do ano lectivo 2015, a escola sede recebeu um donativo de 303 livros da Iniciativa Cultural – Um Livro, uma criança, muitas leituras, coordenada pelo Sr. Rui Ramos. 

Consideramos que não são apenas 303 livros, são 303 oportunidades para alavancar o projecto em prol de uma comunidade brilhante. 

Visto que, com estes livros, conseguimos erguer a primeira biblioteca no município da Matala. E esperamos brevemente ter uma parceria com a organização RISE para a construção e apetrechamento de uma biblioteca construída de raiz para o projecto Melika. 

Dificuldades enfrentadas

Devido a falta de salas, professores e recursos para pagar os mesmos, no ano lectivo 2015, as escolinhas apenas leccionaram da iniciação até a 2ª classe e registou-se 1433 alunos.

Todos os anos, devido as fortes chuvas que ocorrem no município da Matala, algumas salas desabam, as chapas voam e por um período de tempo os alunos ficam sem aulas. 

E, por se tratar de uma população bastante persistente, todos os anos reconstrói-se as salas destruídas para dar continuidade as aulas.

Revista Aposta

REAÇÕES

12
   
4
   
3
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0