Porto vai retirar medalha de mérito a Sindika Dokolo
O Bloco de Esquerda vai pedir à Assembleia Municipal do Porto a retirada da medalha de mérito a Sindika Dokolo, cuja atribuição, lembra a câmara, foi “unanimemente aprovada” em reunião do executivo, pela realização de uma “importante” exposição.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Em comunicado, o grupo municipal do Bloco de Esquerda (BE) diz não aceitar que "a cidade do Porto seja usada como refúgio da cleptocracia angolana e que as actividades da câmara beneficiem de dinheiros canalizados pela fundação de Sindika Dokolo", pelo que, tudo fará na Assembleia Municipal "para que este órgão retire a condecoração atribuída ao marido de Isabel dos Santos".

Questionada pela Lusa, a Câmara do Porto recordou apenas que "a atribuição da medalha de mérito da cidade, grau ouro, decorreu da realização de uma das mais importantes exposições de arte contemporânea, realizada na Galeria Municipal em 2015, e que esta mesma distinção foi unanimemente aprovada em reunião de câmara".

No documento, o Bloco salienta ainda que exigirá ao executivo municipal que esclareça a cidade sobre actuais fundos recebidos por via da fundação de Sindika Dokolo.

"Sabemos hoje que a parceria de Rui Moreira com o marido de Isabel dos Santos não se limitou à compra da Casa Manoel de Oliveira. Em Outubro de 2016, foi celebrado um contrato de mecenato com a fundação de Sindika Dokolo para o apoio monetário ao Fórum do Futuro, iniciativa organizada pela câmara municipal, tendo Rui Moreira se deslocado à capital angolana, em Fevereiro de 2016, para elogiar a "cooperação profícua" com Sindika Dokolo", assinala aquele grupo municipal.

Em Fevereiro de 2015, quando Rui Moreira propôs ao executivo municipal a atribuição da medalha de ouro da cidade a Sindika Dokolo, dando como justificação o investimento realizado pela fundação do marido de Isabel dos Santos no Porto, através da compra da Casa Manoel de Oliveira e o empréstimo da colecção designada 'You Love Me, You Love me Not', apenas o Bloco votou contra a proposta na Assembleia Municipal.

Fonte: Sapo Notícias

REAÇÕES

5
   
0
   
1
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0