Pólo industrial garante três mil empregos no Bengo
Até ao segundo trimestre de 2020, o Sino-Ord Parque Industrial Lda, um novo pólo industrial localizado na comuna da Barra do Dande, Bengo, gera três mil postos de trabalho directos, com a operação de duas unidades já concluídas e de outras dez projectadas para o local, em investimentos que absorvem mais de 80 milhões de dólares.

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

A informação foi avançada ontem, à imprensa, pelo administrador do pólo industrial, Vivaldo Ramos, que declarou estarem duas unidades já implantadas, uma de produção cerâmica e outra de vidros revestidos, onde estão empregados 1.300 trabalhadores.

“Temos, neste momento, duas fábricas a funcionar, uma de cerâmica e outra de vidros revestidos e telhas. Estamos a consolidar para termos a fábrica de papelão”, onde a estratégia é a de produzir para atender a procura, mas garantindo que não falte papelão para embalar os produtos cerâmicos.

A cerâmica tem uma linha de produção que expede 76 mil caixas de mosaico e azulejo por dia, tendo Luanda como o principal mercado para oferta. “Neste momento, para os produtos da cerâmica, já temos revendedores grossistas, na maioria em Luanda. Queremos nos expandir para outras províncias do país”, concluiu.

A par das duas fábricas iniciais, está licenciada uma que vai processar cobre numa área de 200 metros quadrados, onde se prevê empregar mão-de-obra totalmente angolana, sobretudo na região do Bengo.

Vivaldo Ramos garantiu que, até aos meses de Junho ou Julho de 2020, o pólo terá um total de dez das 20 unidades industriais previstas para o recinto.

O administrador declarou que, como conceito, o pólo vai ter parceiros estrangeiros, existindo um plano de infra-estruturação, com a instalação de energia eléctrica, água e entre outros benefícios com potencial para atrair a actividade industrial.

Nesta fase, garantiu o gestor, que existe está a correr trâmites na Agência de Apoio ao Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX), a certificação de uma nova fábrica para bebidas não alcoólicas, que vai ser implantada no pólo, um investimento de capitais mistos que obedece aos critérios dos investimentos vigentes.

JA

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0