PN detém manifestantes contra empossamento do presidente da CNE
A Polícia Nacional em Luanda, travou hoje, quarta-feira, uma tentativa de protesto contra a tomada de posse do novo presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), e, deteve cerca de uma dezena de manifestantes para identificação.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

O porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, Hermenegildo de Brito, disse que foram “recolhidos uma dezena de indivíduos que tentavam manifestar-se junto à Assembleia Nacional e não estavam autorizados para tal”, desrespeitando a legislação angolana.

Além de um forte aparato policial junto da Assembleia Nacional, onde terá lugar a investidura de Manuel Pereira da Silva e se esperava a realização do protesto, a polícia de Luanda destacou agentes para as proximidades do viaduto da Samba 2, onde se concentraram os activistas.

Segundo Hermenegildo de Brito, no local encontravam-se cerca de 50 a 60 jovens que a polícia dispersou para conter “uma possível manifestação” não autorizada e para manutenção da ordem pública.

O protesto foi convocado pela Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA), o braço juvenil da UNITA e pela Juventude de Renovação Social (JURS), afiliada ao Partido de Renovação Social.

O recém-eleito presidente da CNE, Manuel Pereira da Silva, toma hoje posse sob contestação, incluindo da UNITA, maior partido da oposição, bem como de organizações da sociedade civil.

Na resposta, o Tribunal Supremo argumenta que a providência cautelar não deveria ter sido proposta pela UNITA, atendendo ao facto de que o mesmo não foi parte no concurso que aprovou o candidato Manuel Pereira da Silva como presidente da CNE.

Fonte: AO24H

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0