Pesquisadores desenvolvem método para detectar cancro da próstata através da urina
Cientistas da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um novo método capaz de detectar o câncer de próstata por meio da urina, técnica que pode ser mais simples e substituir o exame de toque.

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Além de ser mais simples, a técnica permite avaliar a agressividade do tumor maligno, ou seja, a gravidade em que ele se encontra e qual o tratamento mais indicado.

Os pesquisadores almejam realizar novos testes para que, se validada, a descoberta possa fornecer um diagnóstico mais preciso, barato e menos invasivo aos pacientes frente aos métodos actuais, que são o toque rectal e um exame de sangue específico.

Diagnóstico de câncer de próstata

Toque rectal

O toque rectal é um exame que busca identificar nódulos na próstata que podem estar relacionados ao câncer. Com a justificativa de que se o exame afectar a masculinidade, o preconceito e a resistência dos homens podem impedir o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.

Iniciado em 2014, o estudo contou com 12 pacientes avaliados, sendo metade com câncer de próstata e a outra metade com tumor benigno.

A partir de espectrometria de massa (método que mede a massa e a estrutura das moléculas) na urina, foi observado que a urina pode apresentar substâncias que indicam processos químicos ligados ao desenvolvimento de tumores na próstata.

Fonte: Minha Vida

REAÇÕES

2
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0