Pepetela representa Angola no prémio Oceanos 2019
O escritor Pepetela, é o único que está a representar Angola, entre os 10 finalistas do “Oceanos 2019”, prémio de Literatura em Língua Portuguesa, organizado pelo Itaú Cultural, em Brasil.

Anúncio

Anúncio

Com o romance “Sua excelência de corpo presente”, o escritor é o único angolano a concorrer ao prémio.

Os 10 finalistas foram escolhidos por um júri composto pelos críticos literários Eliane Robert Morais e Ítalo Moriconi, e pelas escritoras Maria Esther Maciel e Verónica Stigger, do Brasil. Também fizeram parte do júri a jornalista Ana Sousa Dias, o poeta Daniel Jonas e o crítico literário Manuel Frias Martins, de Portugal, e o crítico literário Francisco Noa, de Moçambique.

Para justificar a escolha, o júri referiu que as obras selecionadas se destacam pela capacidade de associar a qualidade literária às questões contemporâneas em narrativas que tratam de temas como a desterritorialização, a inquietação existencial e a sexualidade.

O valor total dos prémios é de 250 mil reais (56 mil euros), verba que será dividida por três escritores. O livro vencedor receberá 120 mil reais (27 mil euros), o segundo classificado 80 mil reais (18 mil euros) e o terceiro 50 mil reais (11 mil euros), concorrendo entre si obras de diferentes géneros literários. Os vencedores serão anunciados no dia 5 de dezembro, na cidade brasileira de São Paulo.

Importa referir que Artur Carlos Maurício dos Santos, tem mais de 20 obras publicadas e diversos Prémios conquistados, a citar: Prémio Nacional da Literatura em 1980 e 1985; Prémio Camões em 1997, Prémio Nacional de Cultura e Artes em 2002, entre outros nacionais e internacionais.

Fonte: Platina Line

REAÇÕES

COMENTÁRIOS