Pepetela: A transição a nível do MPLA vai ser pacífica
Ao falar da situação política do país, no Festival Literário da Madeira, em Portugal, o escritor angolano Pepetela, disse temeu a posição de alguns membros do MPLA que manifestavam a vontade de continuar a ver José Eduardo dos Santos, a frente dos destinos do país, e garantiu que a transição no partido dos Camaradas será pacífica.
NE

Na sua abordagem, Pepetela lamentou o facto de em Angola os mais jovens quererem esquecer o passado da guerra e da escravatura, por isso alerta ‘‘é preciso saber-se do passado para se poder avançar para o futuro”. No entanto, o escritor veterano defende a preservação da memória do passado, para não se perder a ‘’identidade” e os “valores que vêm da tradição’’.

Quanto a saída de José Eduardo dos Santos, a frente dos destinos do país, Pepetela diz que temia “os órfãos antecipados, a chorar pai não vás”. Para Pepetela, o sucessor de José Eduardo dos Santos tem-se preocupado em mostrar que não é contra o legado do ainda presidente, por isso, conclui “a transição a nível do MPLA vai ser pacífica”, mas “vai ter de haver mudanças”.

Pepetela partilhou a mesa com outro escritor filho de Angola, Henrique Carvalho, nascido em Saurimo, Lunda Sul.

REAÇÕES

3
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0