Passaporte Biométrico? Afinal o que é, e que vantagens trazem para o cidadão
O Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) anunciou na voz do seu director Gil Famoso, no Conselho Nacional de Segurança realizado no Palácio Presidencial da Cidade Alta que prevê para breve a mudança do passaporte normal para o passaporte biométrico.

Mas afinal o que é um passaporte biométrico e que vantagens é que trazem para o cidadão angolano?

As questões de segurança do passaporte angolano sempre foram questionadas pelo grande número de falsificação que este documento sofreu, e durante muito tempo perdeu uma certa credibilidade até por parte de alguns parceiros comercias, mas os esforços do governo são de recuperar a boa imagem de Angola e com isso melhorar as instituições públicas.

Passaporte Biométrico

É um passaporte de leitura automática que incorpora mais do que os dados pessoais do viajante/cidadão, traz consigo um chip onde contém a imagem digital facial e possui um número de identificação. 

É uma maneira de mostrar características próprias num documento pessoal, ainda assim possui impressão da palma de mão e escaneamentos da íris, formas seguras de se saber que alguém é quem ele diz ser que é.

Apesar do nível de segurança, algumas debilidades são colocadas em causa na funcionalidade deste serviço, como; reconhecimento da face, alteração da assinatura e tantos outros. Desse jeito pede-se maior responsabilização na fase da implementação e uma fluidez na informação pública de formas a garantir um serviço de qualidade.

De salientar que as pessoas interessadas em adquirir um passaporte ordinário vão passar a desembolsar, a partir dos próximos dias, 30.500 kwanzas contra os três mil kwanzas que são cobrados até agora.

E tempo de emissão do passaporte passa agora a 15 dias para Luanda, 30 dias para as restantes províncias e 60 para os serviços consulares, afirmou Gil Famoso o director do SME.

Texto de Erasmo Carlos | Fotos: Arquivos

REAÇÕES

COMENTÁRIOS