“O mundo tem que se preparar para uma pandemia”, alertou Bill Gates
‘’A comunidade internacional tem de se preparar para uma pandemia’’, foram as palavras proferidas, este sábado pelo homem mais rico do mundo, Bill Gates, na Conferência de Segurança em Munique, na Alemanha.
DR

"Quer apareçam naturalmente, quer pelas mãos de um terrorista, os epidemiologistas afirmam que uma doença transmitida pelo ar, pode muito rapidamente matar 30 milhões de pessoas num período inferior a um ano", explicou Gates durante esta reunião anual de responsáveis da diplomacia mundial.

"As zonas de guerra e outros cenários são os lugares mais difíceis para eliminar as epidemias", assegurou.

O homem mais rico do mundo, Bill Gates tem receio daquilo que o futuro reserva e para alimentar esse medo, tem uma estimativa que fez regelar os presentes: um ataque de bioterrorismo poderá rapidamente escalar para uma pandemia que pode vitimar dezenas de milhões de pessoas.

Deu exemplo ainda da epidemia do vírus ébola na África Ocidental em 2014 e 2015, a gripe espanhola em 1918, e alertou que a possibilidade da criação de um vírus com fins "terroristas". 

Gates disse que é "bastante provável "que nos próximos 10 a 15 anos o mundo viva uma epidemia desta escala e que as perdas podem ser incalculáveis.

"O custo global para uma preparação de uma pandemia está estimado em 3,4 mil milhões de dólares por ano. E a perda anual que uma pandemia provocaria pode alcançar os 570 mil milhões de dólares", concluiu Bill Gates.

REAÇÕES

1
   
5
   
0
   
0
   
3
   
0
   
1
   
3