Nova revisão da Pauta Aduaneira vigora em todo país
A versão revista, da Pauta Aduaneira 2017, já vigora em todo o país e trouxe como alterações a eliminação da taxa de exportação de minério bruto, antes fixada em cinco por cento.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

O documento isenta também mercadorias importadas, no âmbito dos projectos de investimento privado e alargamento das isenções dos produtos para fins humanitários importados pelas igrejas e organizações não-governamentais.

A revisão enquadra-se na estratégia do país em integrar as zonas de comércio livre da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da União Africana (UA).

Uma outra razão para a adopção de um novo esquema, conforme a AGT, prende-se com a introdução do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), com taxa única de 14%, o que tornou desnecessária a repetição pelas mais diversas tabelas anexas ao referido Diploma (Pauta Aduaneira revista).

A Administração Geral Tributária realça que, por via da incidência do Imposto Especial de Consumo (IEC) sobre a importação, também não foi necessário fazer alusão nas tabelas anexas do referido imposto, devido ao número reduzido de produtos sobre os quais incide.

A nova Pauta Aduaneira é uma revisão feita ao Decreto Legislativo Presidencial n.º 3/18 (Pauta vigente), na medida em que se mantêm os pressupostos basilares da versão 2017, do Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias, da Organização Mundial das Alfândegas, instituição da qual o país é membro. 

Fonte: Angop

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0