Nepotismo faz parte do MPLA
Foi nomeada ontem, Claudineth Vitoria Damião Fragoso Cerqueira para exercer o cargo de administradora municipal adjunta para a área política, social e das comunidades do Município de Talatona.

Publicidade

Publicidade

Médica de profissão formada em Cuba, Claudineth Damião Fragoso Cerqueira é filha da Vice-Presidente do MPLA, Luísa Pedro Francisco Damião. Fez parte do grupo de jovens que no congresso último do MPLA ascendeu ao Comité Central do partido no poder pelas listas da JMPLA. Até a data da sua nomeação política, Claudineth Damião Fragoso Cerqueira exerce, desde o início do ano, o cargo de Directora Pedagógica e Científica do Instituto Angolano do Controlo de Câncer (IACC).

A nomeação de Claudineth Cerqueira pelo Governo Provincial de Luanda (GPL) surge duas semanas depois de o antigo dirigente angolano Miguel Catraio ter anunciado em entrevista sobre a ocorrência de um “lobbi” que visava influenciar a indicação de uma outra filha da vice-Presidente do MPLA, para um cargo no consulado de Angola em Nova Iorque.

Desde algum tempo que tem surgido relatos de nomeação de filhos ou parentes de colaboradores do Presidente João Lourenço para cargos no aparelho de Estado.

Já em 2018, Pedro Luís da Fonseca recém afastado ministro da economia, havia indicado uma sobrinha Dalva Maurício Calombo Ringote Allen para o cargo de administradora da Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo. Um outro sobrinho, Dias de Barros fora nomeado para o Instituto de Gestão de activos e participações do Estado (IGAPE).

Um ano antes, o actual director e ministro junto a Presidência, Edeltrudes Maurício Fernandes Gaspar da Costa moveu influencia para nomeação de uma suposta sobrinha Mirian Estrela Mendes Custódio Ferreira para o cargo de Directora Nacional do Tesouro do Ministério das Finanças. A época, Mirian Ferreira trabalha na “Nestlé Angola” como Chefe do Departamento de Contabilidade. Edeltrudes Costa é citado como tendo interesses na “Nestlé Angola”.

Club-K

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0