Mulher há quatro meses em morte cerebral deu à luz gémeos
A confirmação foi feita esta segunda-feira, no Hospital Senhora do Rocio, em Campo Largo, no Estado de Paraná, em Brasil, quando Frankielen Zampoli de 21 anos, deu a luz de gémeos, mesmo sofrendo de uma grave hemorragia cerebral.
DR

A jovem Frankielen Zampoli de 21 anos, estava grávida de gémeos quando sofreu uma grave hemorragia cerebral. Três dias depois os médicos declararam a sua morte cerebral, mas ainda assim mantiveram a jovem ligada a máquinas de suporte de vida durante 123 dias, cerca de quatro meses, para salvar os bebés.

"Nós tínhamos de manter a pressão adequada da mãe, a oxigenação adequada e manter todo o suporte hormonal e nutricional dela", contou o médico Dalton Rivabem, ao Globo.

Segundo os funcionários da unidade hospitalar, Frankielen estava somente no segundo mês, quando sofre o derrame cerebral. 

Por esse motivo, não desgrudaram da jovem, mantendo ela vigiada 24 horas por dia e foi acompanhadas por uma vasta equipa de médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e outros especialistas.

"Ela foi guerreira até depois da morte e conseguiu dar vida aos filhos dela", disse ao Globo Ângela Silva, mãe de Frankielen.

No entanto, Ana Vitória nasceu com um 1,4 quilos e o irmão Azaphi com 1,3 quilos, padecem de problemas de saúde associados ao parto prematuro e precisam de cuidados extra no hospital, principalmente devido ao risco de infecção.

TPA

REAÇÕES

1
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0