Mbanza Kongo é elevado a Património Mundial pela UNESCO
A cidade de Mbanza Kongo, antiga capital do Reino do Kongo, foi elevada na manhã deste sábado, a Património Histórico da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Depois de tanto esforço empreendido pelo Estado angolano, a cidade de Mbanza Kongo, foi inserida na lista de bens e sítios culturais sob a protecção da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). 

A inclusão da antiga capital do Reino do Kongo acontece no âmbito da 41ª sessão do Comité do Património Mundial que decorre na cidade de Cracóvia, na Polónia, e teve votação unânime dos membros do Comité do Património Mundial.

Com uma superfície de 7 mil e 651 quilómetros quadrados, Mbanza Kongo é limitado a norte com o município do Kuimba e pela RDC, a sul e a este com a província do Uíge e a oeste com os municípios do Tomboco e Nóqui. Mbanza Kongo possui cinco bairros, nomeadamente Sagrada Esperança, 4 de Fevereiro, 11 de Novembro, Álvaro Buta e Martins Kidito. E tem uma população estimada em 155 mil e 174 habitantes, segundo dados do último censo.

REAÇÕES

2
   
0
   
0
   
1
   
3
   
1
   
2
   
0