Malária mata mais de mil pessoas em Malanje
A malária continua a liderar o ranking das doenças que mais matam no país, a doença é endémica nas 18 províncias do país, só em Malanje a doença provocou neste ano 1.282 óbitos, num universo de 31.201 pessoas diagnosticadas, fizeram saber as autoridades locais.

O débil saneamento básico em muitos pontos de Malanje, bem como a não utilização de mosquiteiros são apontados como os principais factores para o número elevado de doentes na província. Para evitar as mortes, o médico André Jamba aconselha os cidadãos à pautarem por um ambiente sadio e utilizarem mosquiteiros.

“É recomendável o uso de redes mosquiteiras, o mosquito transmissor da malária e da febre-amarela mata todo ano milhões de pessoas e faz adoecer outras centenas. É de extrema importância que cuidemos do saneamento básico para evitarmos dissabores”, alertou.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as províncias de Cabinda, Uíge, Malanje, Kuanza Norte, Lunda Norte e Sul, Namibe, Cunene, Huíla e Kuando Kubango, sãos as que mais casos da doença registam. Com as chuvas que caiem pelo país o número de casos da doença poderá subir em toda extensão do território nacional.

A malária é uma doença fatal causada pelo vírus "Plasmodium falciparum" e afecta todos os anos entre 300 e 500 milhões de pessoas, principalmente nas zonas tropicais. Em África a doença é a principal causa de mortalidade em crianças menores de cinco anos, que ainda não têm o sistema imunológico desenvolvido, além de provocar a morte de cerca de dez mil mulheres infectadas no período de gestação, em que perdem a imunidade diante do parasita.

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0