Mais um administrador detido por corrupção
O administrador municipal da Catumbela, Julião de Almeida, foi detido, nesta Terça-feira, 28, pelo Serviço de Investigação Criminal, por suspeita de peculato e corrupção, segundo fontes judiciais.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

De acordo com a fonte da Angola-Online.net, o também 1º secretário do MPLA no município foi exonerado do cargo por via de um despacho de Rui Falcão, governador de Benguela, no mesmo dia da sua detenção.

O mandado de detenção contra o administrador da Catumbela foi lavrado pela Procuradoria Geral da República e executado pelo SIC, embora não avancem mais dados a respeito, alegando segredo de justiça.

Julião de Almeida encontra- se numa das celas do SIC, onde aguarda o interrogatório do Ministério Público que, nos termos da Lei das Medidas Cautelares em Processo Penal, deverá acontecer nas próximas 48 horas, podendo prorrogar-se para 72, conforme entendimento do Ministério Público.

Com esta detenção, Benguela conta com o segundo administrador em exercício a ser detido pelo SIC, mediante mandado emitido pela Procuradoria Geral da República, a seguir a Carlos Guardado, a quem a PGR aplicou a medida de coacção pessoal mais gravosa, a de prisão preventiva.

Só neste ano, a PGR emitiu, e o SIC executou, 5 mandados de detenção por peculato e corrupção, salientando-se que, em 2019, segundo o sub-procurador-geral da República titular de Benguela, Herculano Saculanda, estavam em instrução mais de 40 processos de peculato envolvendo dirigentes gestores ainda em funções.

Fonte: AO24H

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0