Mais de 500 crianças estudam debaixo de árvores em Benguela
Quinhentas e nove crianças, dos 6 aos 12 anos de idade, desde a iniciação até a 4ª classe, estão a estudar debaixo das árvores por falta de salas de aulas, na comuna da Bolonguera, município do Chongoroi, província de Benguela.

Segundo o responsável local da Educação, Fernando Chingui, as aulas são asseguradas por três docentes efectivos e três estagiários, oriundos da Escola de Formação de Professores do Futuro, afecta a ONG Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP-Angola).

Fernando Chingui referiu que existem várias dificuldades na comuna, como a falta de casa para os professores, de salas de aulas apetrechadas com carteiras, e lamentou o facto de haver 227 crianças fora do sistema de ensino.  

Além destas dificuldades, apontou ainda a falta de água potável, energia eléctrica e o mau estado da via de acesso.

“Praticamente temos que fazer furos para ter acesso a água, enquanto a comida compra-se na sede do Chongoroi, porque a única loja que existe aqui vende mais bebidas alcoólicas”, disse o professor.

A comuna de Bolonguera possui uma população estimada em 10 mil e 126 habitantes que se dedica a pastorícia e agricultura, fundamentalmente o cultivo de milho e massambala. 

Fonte: Angop

REAÇÕES

COMENTÁRIOS