Mais de 5 mil adeptos que foram ao mundial continuam na Rússia
Oito meses após o fim do Mundial da Rússia, cerca de 5 mil adeptos estrangeiros ainda permanecem no país sede do mundial.

De acordo com as autoridades russas, cerca de 5,5 mil pessoas que entraram no país com uma Fan ID (identidade do fã), documento oficial que dispensava visto para quem comprou ingressos para o torneio, continuam lá ilegalmente e serão, portanto, deportadas.

São, em sua grande maioria, homens, provenientes da Nigéria (a maior parte), Bangladesh, Camarões, Sudão, Paquistão e Iêmen, entre outros países.

Muitos viajaram com a única intenção de assistir ao campeonato, mas outros “esperavam obter asilo e ficar na Rússia de forma permanente, ou viajar para a Europa e pedir asilo lá”, explicou à BBC Evgeni Yastrebov, consultor em assuntos de imigração do Comitê de Assistência Cívica, organização que trabalha com refugiados na Rússia.

Mas, segundo Yastrebov, eles não conseguiram ir para a Europa porque não são capazes de cruzar a fronteira.

“Eles estão passando por grandes dificuldades porque agora é inverno e está muito frio, e o governo não oferece nenhum tipo de assistência nem para aqueles que querem pedir asilo”, diz Yastreboy.

Fonte: Lusa

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0