Lixo espalhado nas principais ruas do Uíge preocupa população
Os amontoados de lixo que proliferam na cidade do Uíge, estão a dar lugar a um cheiro desagradável e enormes quantidades de mosquitos, em várias artérias da circunscrição, situação que terá obrigado o encerramentos de vários estabelecimentos comerciais.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

O administrador municipal do Uíge, Emílio Castro, disse, recentemente, que a instituição que dirige não recebe verbas para a recolha de resíduos sólidos, estando a responsabilidade da limpeza da cidade a cargo do Governo Provincial.

Devido às chuvas constantes que se abatem sobre a região, em algumas zonas o lixo está espalhado ao longo das ruas, isto em quase todas esquinas, nos bairros Candombe Velho e Novo, Bem-Vindo, Papelão, Kakiuia, Gai, Pedreira, Dunga, Catapa e Quindenuco a  apresentarem um quadro preocupante em termos de acumulado de lixo.

Segundo a fonte da Angola-Online.net, o cheiro está de tal forma, no ambiente que se respira e as pessoas que circulam pelas ruas passam por momentos de grande sufoco.

Osvaldo Caluanga, morador do bairro Candombe Velho, diz que está muito agastado com a situação, porque próximo de casa existem várias lixeiras , pelo que “a família é obrigada a utilizar ‘tapa nariz e boca’ para se proteger do mau cheiro e das moscas”.

O estudante de Enfermagem, Santos António, disse que o lixo a céu aberto pode causar leptospirose, uma doença infecciosa provocada pela bactéria leptospira, normalmente encontrada na urina de ratos. “Com o andar do tempo, as pessoas que vão tendo contacto com os montões de lixo correm o risco de contraírem esta e outras patologias bacterianas”, alertou.

Fonte: JAOnline

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0