Kwanza recupera valor após liberalização cambial
O kwanza recuperou pela primeira vez o seu valor, após ter sido apreciado, nesta segunda-feira, numa percentagem de 0,44 e 0,51 por cento, diante do dólar e do euro.

Informações obtidas junto do BNA dão conta que o kwanza cotou-se a 557,02 e a 499,21 nas transacções entre o banco central e os bancos comerciais, com um spread de quase 30 por cento em relação ao câmbio do mercado informal, menos que os 40 por cento anteriores.

Os dados indicam que, na sexta-feira, a diferença entre as duas taxas chegou a ser de 18 por cento, com a fonte a atribuir o recuo de ontem a questões sazonais, como um maior volume de dinheiro em circulação pelo pagamento do décimo terceiro mês.

Angola-Online sabe que, a consultora Economist Intelligence Unit, considerou que a decisão do Banco Nacional de Angola (BNA) de retirar o limite de 2% à variação do kwanza foi o “gatilho provável” da forte depreciação da moeda em Outubro.

Desde o princípio do ano, a moeda angolana já leva uma desvalorização de cerca de 30%, que se acentuou na última quinzena, antes de o governador do BNA ter convocado uma conferência de imprensa para confirmar a retirada do limite de 2% e anunciar medidas para suavizar o aumento dos preços.

Fonte: JAOnline / Sapo Notícias

REAÇÕES

COMENTÁRIOS