Jovem activista diz que líderes mundiais são traidores e vazios
A jovem activista, conhecida por Greta Thunberg de 16 anos de idade, de nacionalidade sueca, que discursava na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, disse que os líderes mundiais são de palavras vazias e só falam de dinheiro, crescimentos económico e outros contos de fada, numa altura em que pessoas há a morrerem devido às alterações climáticas.

Em seu discurso começou por afirmar, “vocês roubaram-me os sonhos e a infância com as vossas palavras vazias", disse a jovem defensora do ambiente em Nova Iorque no início da Cimeira da Ação Climática, convocada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres. 

"Eu não devia estar aqui, eu devia estar na escola, do outro lado do oceano", afirmou, emocionada, a jovem que lançou o movimento Greve Mundial pelo Clima quando em 2018 decidiu faltar às aulas para protestar junto ao parlamento sueco contra a inação dos políticos em questões ambientais.

No curto discurso que lido na abertura da cimeira, Greta Thunberg disse que faz parte do grupo de pessoas com sorte, mas que há gente que sofre e que está a morrer, que há ecossistemas inteiros a desaparecer, e que o planeta se está no início de uma extinção em massa, tudo ao mesmo tempo porque os líderes mundiais apenas falam de dinheiro e "dos contos de fadas do crescimento económico eterno".

"Como é que se atrevem?", insistiu. A jovem de 16 anos repetiu factos científicos que confirmam o aquecimento global do planeta e condenou os chefes de Estado e de governo presentes na cimeira, para a qual foi convidada pelo secretário-geral da ONU.

"O mundo está a acordar e a mudança a chegar, quer vocês gostem ou não, os jovens começam a compreender a vossa traição", concluiu a jovem.

Fonte: SIC Notícias

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0