João Lourenço:«o Governo continua comprometido e empenhado em criar as condições para proporcionar à maioria da população melhores condições de vida»
Mensagem de final de ano do Presidente João Lourenço

Luanda, 23 de Dezembro de 2019

Povo Angolano,

Caros Compatriotas,

Estamos próximos do fim de mais um ano, durante o qual voltámos a enfrentar e superar situações difíceis, derivadas de uma conjuntura interna e internacional de contornos críticos.

As decisões que temos vindo a tomar inserem-se numa perspectiva de mudança que vai dando lentamente os seus frutos, contrariando a visão pessimista de quem ainda duvidava de que Angola vive novos tempos.

Tem sido fundamental o apoio que temos recebido dos mais variados sectores da sociedade angolana, do sector empresarial público e privado, das associações cívicas e culturais, das igrejas e da sociedade civil em geral.

Esse apoio demonstra-nos que a via escolhida para a implementação de um novo paradigma de governação do país foi a mais correcta e responde às expectativas da grande maioria do nosso povo, que voltou a acreditar que o progresso e desenvolvimento de um país e a felicidade de seu povo assentam numa sociedade que valoriza o trabalho, a disciplina, a prestação de contas.

O Governo continua comprometido e empenhado em criar as condições para proporcionar à maioria da população melhores condições de vida.

Atenção particular vem sendo prestada pelo Executivo ao sector social, com vista a melhor servir as populações na educação, na saúde, na energia, no saneamento básico e na água potável.

Apesar de ainda serem muitas as dificuldades sentidas, o país conhece progressos no campo da defesa dos direitos fundamentais do cidadão, da exigência de maior rigor na gestão dos recursos públicos, do combate ao nepotismo e à impunidade e da luta contra a corrupção.

Temos consciência de que muitos dos avanços registados ainda não se reflectem de forma directa na vida da população, que se vê confrontada com o agravamento do preço dos produtos da cesta básica por força da especulação de alguns comerciantes desonestos e da baixa oferta de bens essenciais de produção nacional.

Com vista a corrigir esta situação, o Executivo vem tomando todo tipo de medidas de fomento e incentivo ao aumento da produção interna de bens e de serviços, do aumento das exportações e da oferta do emprego.

Para isso contamos com o investimento do sector empresarial privado nacional e estrangeiro, que tem neste domínio um papel de destaque a desempenhar.

Caros Compatriotas,

Nesta data, mais do que nunca, importa cultivar os valores da paz, da fraternidade e da solidariedade, num momento em que a nossa sociedade voltou a ser abalada recentemente por alguns actos de criminalidade violenta, incluindo a violência doméstica contra a mulher, a criança e os velhos e que não podemos tolerar.

As autoridades competentes vêm tomando as medidas mais adequadas no combate à criminalidade violenta, no sentido de proteger a vida e a dignidade humana, e a propriedade pública e privada.

Caros Compatriotas,

Nesta quadra festiva, quero aproveitar esta oportunidade para estender uma palavra de conforto às vítimas da seca severa que assolou o Sul do país, ao mesmo tempo que realço e agradeço a todos aqueles que se juntaram à onda de solidariedade que se formou e que contribuiu para minimizar o sofrimento dos nossos concidadãos afectados.

Termino esta mensagem exortando a todos os angolanos e angolanas a continuarem a praticar gestos humanitários e solidários em relação àqueles que se encontrem em situações mais precárias e vulneráveis.

Desejo a todos paz e harmonia e que o Novo Ano seja portador de mais prosperidade e realizações no plano pessoal e profissional.

ANGOP

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0