João Lourenço cancela contrato de USD 70 milhões para limpeza do Palácio
O Presidente da República, João Gonçalves Lourenço, cancelou um contrato de limpeza do Palácio que custou ao Estado 70 milhões de dólares em dois anos.

A gestão do Palácio Presidencial e dos edifícios que fazem parte do seu complexo protocolar estava a cargo de uma empresa privada de gestores públicos. 

A empresa Riverstone Oaks Corporation (ROC) assinou, em nome da SG Services-Lda, dois contratos relativos à gestão operacional e manutenção preventiva do Palácio Presidencial.

Angola-Online sabe que a informação ganhou repercussão depois do site Makaangola, ter tornado ao público está situação. 

Para o primeiro contrato, a SG Services recebia, anualmente, um valor que ascendia a 2,61 mil milhões de kwanzas. O segundo contrato, referente aos reembolsos, tinha o valor anual de 3,3 mil milhões kwanzas. 

No total, pela limpeza e manutenção do palácio presidencial, a SG Services embolsava anualmente 5,6 mil milhões de kwanzas. Ao câmbio oficial, em 2016, esse montante equivalia a 35 milhões de dólares anuais!

De 2016 a 2017, ao câmbio de então, Angola dispendeu 70 milhões de dólares para limpeza dos referidos edifícios, montante superior ao executado para o Plano de Investimento Público de algumas províncias como Bengo e Cunene ou ainda para o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM). 

Fonte: Jornal de Angola

REAÇÕES

6
   
1
   
2
   
1
   
0
   
1
   
0
   
1