INAMET anuncia chuva acima do normal no Cunene
O Instituto Nacional de Meteorologia de Angola (INAMET), anunciou nesta segunda-feira, que a província do Cunene, afectada pela seca há já um ano, pode vir a registar chuvas acima do normal de Outubro até Dezembro deste ano.

Em declarações, o responsável do INAMET no Cunene, António Pereira, afirmou que o retorno da chuva e as previsões são animadoras, pelo facto de a população afectada pela seca e os animais poderem ter água e pasto.

Caso se concretize a previsão, advertiu o INAMET, poderá haver transbordo do rio Cuvelai e causar inundações no Cunene, que registou chuva moderada, na noite deste domingo, com 13.5 milímetros de volume de água.    

Segundo o INAMET, o volume de água poderá estar acima dos 800 milímetros, 200 a mais em relação ao normal (600 milímetros) para aquela região do país, estimando que somente nos meses de Janeiro a Março de 2020, a intensidade da chuva irá diminuir, atingindo o nível normal de 600 milímetros de água. 

A província vive desde Outubro de 2018 uma acentuada crise de água e pasto, com 857 mil e 443 pessoas, de um total de 171.488 famílias, e um milhão de cabeças de gado afectados. 

Fonte: Angop

REAÇÕES

COMENTÁRIOS