Imigrantes congoleses “lutam” para entrar em Angola
Milhares de imigrantes da República Democrática de Congo (RDC) continuam, diariamente, a tentar entrar ilegalmente na Lunda Norte, apesar das restrições impostas pelo Governo angolano para travar a proliferação da Covid-19.

Só no período de Março a Junho deste ano, as autoridades policiais nacionais registaram nove mil e 494 tentativas de violação da fronteira naquela localidade do Nordeste do país.

Conforme as autoridades migratórias locais, os mesmos foram detidos e repatriados para o seu país de origem, através dos postos fronteiriços de Chissanda e Tchicolondo.

Para entrar na Lunda Norte, os imigrantes escolhem um ponto coberto de vegetação, com menor e/ou quase sem visibilidade das forças de defesa e segurança, invadindo os marcos fronteiriços.

Desde o dia 27 de Março, no âmbito da prevenção e combate à doença, as autoridades nacionais impuseram várias medidas, entre as quais o encerramento das fronteiras do país.

Desta conformidade, foi reforçado o número de agentes da Polícia de Guarda Fronteira (PGF), das Forças Armadas Angolanas (FAA) e da Polícia de Intervenção Rápida (PIR), para impedir a violação da extensa fronteira entre Angola e RDC.

Fonte: Angop

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0