Idade certa para ser pai
Alguns estudos mostraram que o risco de autismo na criança começa a aumentar quando o pai ultrapassa uma certa idade.

Publicidade

Publicidade

Geralmente, são as mulheres que sofrem a ‘pressão’ do relógio biológico. Mas há novas pesquisas a sugerir que os homens também podem ter um limite de tempo para ter filhos.

Segundo um estudo publicado na revista Maturitas, os homens devem considerar a possibilidade de preservar o esperma antes de atingir a ‘idade paterna avançada’. E que idade é essa? Várias áreas médicas definiram a idade acima dos 35 ou 45 anos.

O homem produz espermatozóides toda a vida, porém existe também um declínio da fertilidade com a idade. “Homens mais velhos produzem menos hormona masculina, a testosterona, responsável pela produção de espermatozóides e estão também, muitas vezes, sujeitos a outros factores ambientais de stress ou a doenças do foro urológico, como infecções ou dificuldades na erecção que diminuem a qualidade do esperma”, explica a Dra. Ana Peixoto, especialista em Ginecologia/ Obstetrícia com sub-especialidade em Medicina de Reprodução na Clínica Clinimer – Coimbra Fertility Center.

O estudo analisou 40 anos de pesquisas para chegar a conclusões sobre os efeitos da idade paterna na fertilidade, gravidez e saúde das crianças.

Este tema assume maior importância quando se sabe que os bebés nascidos de pais mais velhos também podem estar em maior risco de uma série de condições, como doença cardíaca congénita, convulsões do recém-nascido e baixo peso ao nascer. O estudo também descobriu que algumas dessas crianças eram mais propensas a desenvolver certos tipos de cancro e distúrbios cognitivos, como o autismo.

Afinal, os homens também têm um relógio biológico. Se quer ser pai, deve crio-preservar o seu esperma antes dos 35 anos. A autora principal, Gloria Bachmann, directora do Instituto de Saúde Feminina da Faculdade de Medicina Rutgers Robert Wood Johnson, comentou: “Embora seja amplamente aceite que as mudanças fisiológicas que ocorrem nas mulheres após os 35 anos podem afectar a concepção, a gravidez e a saúde da criança, a maioria dos homens não percebe que sua idade avançada pode ter um impacto semelhante”. Além disso, alguns estudos mostraram que “o risco de autismo começa a aumentar quando o pai tem 30 anos, depois 40 anos e aumenta novamente aos 50 anos”, alerta.

MH

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0