Hospital Sanatório regista cerca de 200 casos de tuberculose por dia
O Hospital Sanatório de Luanda, regista diariamente cerca de 200 casos de tuberculose, em que 90 por cento dos pacientes são portadores de HIV-SIDA.

Publicidade

Publicidade

Nos últimos três anos, a TB representou a terceira causa de morte no país, depois da malária e dos acidentes de viação, e é caracterizada com uma baixa cobertura da rede de atendimento de casos da patologia para 12 por cento nas unidades sanitárias do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a nível nacional.

Segundo o director do Sanatório de Luanda, Rodrigues Leonardo, que falava à imprensa, à margem da VI Jornadas Cientificas sob o lema ”Na linha da frente para pôr fim à tuberculose e controlar o VIH/Sida em Angola”, comparativamente a 2019, registou-se um aumento de 40 casos, com um grupo específico que chama a atenção, sendo as crianças o foco principal.

O responsável explicou que várias unidades periféricas transferem para o Hospital Sanatório todos os doentes com suspeitas de tuberculoses ou a sua associação e, destas transferências, muitos já surgem com exames primários feitos sugestivos de tuberculose.

De acordo com a fonte, os números no Sanatório, em termos de incidência, estão a aumentar, mas não significa que a problemática esteja a ampliar, mas simplesmente porque as pessoas ganharam mais confiança na prestação de cuidados.

Já o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Inocêncio, garantiu que o Executivo tem como prioridade a redução da morbilidade por doenças transmissíveis, entre elas a tuberculose, através de medidas de prevenção, promoção, tratamento completo e reabilitação.

Fonte: Angop

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
2
   
4