História de Angola na voz de Luvualu de Carvalho
O embaixador itinerário de Angola e também professor universitário António Luvualu de Carvalho, contou na semana passada a história de Angola à Universidade Paris III Sorbonne Nouvelle, de França.
Fotografia de JK

Luvualu de Carvalho foi convidado pela universidade Paris III Sorbonne Nouvelle, de França, para dissertar sobre as perspectivas futuras de Angola. 

O então embaixador angolano, começou por fazer uma breve resenha da história de Angola, que retrata os acontecimentos históricos que marcaram a história de Angola e da região, como a célebre batalha do Kuito Kuanavale, que ceifou a vida de muitos angolanos, e culminou com a independência da Namíbia e o fim do apartheid na África do Sul.

No tocante a educação, António Luvualu, destacou as conquistas nas áreas da educação, com a construção de várias escolas e universidades, que permitiram a milhares de angolanos ter acesso ao ensino. Na área da saúde surgiram no país vários hospitais e centros médicos que melhoraram o acesso à assistência médica em todas as 18 províncias do país. 

O embaixador garantiu que as novas centralidades habitacionais, que estão a ser construídas de Cabinda ao Cunene, fazem com que o sonho da “casa própria” seja uma realidade para muitos angolanos.

Do ponto de vista económico, o país conseguiu ter um grande crescimento depois da guerra em função da alta do preço do petróleo no mercado internacional, mas hoje regista uma desaceleração nesse crescimento fruto da conjuntura internacional.

Fonte: Jornal de Angola

REAÇÕES

1
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0