Grupo de homens armados mata mais de 20 pessoas na RDC
Os corpos de 22 civis, mortos num ataque alegadamente pelas Forças Democráticas Aliadas (ADF), na madrugada deste domingo, foram encontrados na região de Beni, no leste da RDC, anunciou o responsável pela administração deste território.

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

"Esta noite, o ADF matou civis em Ntombi, a oeste de Mayimoya [região de Beni]. De momento, 22 corpos foram encontrados", disse Donat Kibwana, administrador da região. "As buscas continuam e as equipas estão mobilizadas para recuperar os corpos, a fim de trazê-los de volta à cidade para enterros dignos", acrescentou.

"Identificámos 13 mulheres entre as 22 vítimas, mortas de forma atroz, com catana, por esses bandidos. As vítimas eram agricultores. Este balanço ainda é provisório", disse à AFP Noella Katsongerwaki, presidente da rede de organizações da sociedade civil de Beni.

No dia anterior, seis civis já tinham sido mortos em um ataque à cidade de Beni, uma urbe com mais de 200 mil habitantes e onde o exército governamental instalou o seu quartel-general de combate a grupos armados, em particular o ADF.

Inicialmente, o ADF caracterizava-se por ser um grupo de rebeldes muçulmanos ugandenses que se instalaram em 1995 no leste da actual República Democrática do Congo, com o intuito de realizar ataques contra Kampala, a capital e a maior cidade do vizinho Uganda.

Todavia, e actualmente, deixaram de ter como alvo o Uganda, com os seus membros a estabelecerem-se e a misturarem-se entre a população congolesa. As Forças Democráticas Aliadas são acusadas de massacrar várias centenas de civis desde Outubro de 2014, na região de Beni.

Fonte: Sapo Notícias

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
1