Governo irá criar áreas de isolamentos para pacientes do coronavírus
A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, garantiu, ontem, em Luanda, que estão a ser criadas a nível dos hospitais públicos, áreas de isolamento para acolher pacientes suspeitos de infecção por coronavírus.

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Em declarações à imprensa, durante a reunião com o presidente do Conselho do Fundo Global, Sílvia Lutucuta disse que o Ministério da Saúde está a formar os profissionais e a reforçar as medidas de vigilância epidemiológica nas fronteiras, estações de comboio, autocarros e em todos os locais de grande aglomeração de pessoas.

A ministra garantiu que o procedimento de vigilância epidemiológica aplica-se em qualquer zona, companhia aérea, terminal privado ou não, voos nacionais e internacionais.

Recordou que estão instalados no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, nas áreas de desembarque, equipamentos para medição de temperaturas e rastreio, com base no preenchimento de fichas que servirão de notificações, caso se registe alguma situação de alerta.

Sílvia Lutucuta explicou que a medição de temperatura é feita com termómetros à laser e electrónicos, alguns com infra-vermelhos e outros com outra tecnologia muito mais sofisticada, que à distância consegue determinar a temperatura.

Além do controlo de temperatura, disse, é preenchida a ficha que envolve além dos dados pessoais, como morada, número de telefone, um espaço onde o cidadão deve dizer se sente alguns destes sintomas e vamos acompanhar até aos hospitais onde estão a ser criadas áreas de isolamento.

O presidente do Conselho do Fundo Global, Donald Kaberuka, defendeu a necessidade de todos os países reflectirem sobre a problemática do coronavírus e sustentou que não se trata de uma questão política, mas é um facto que deve ser visto no sentido de se lutar contra.

Fonte: JA

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0