Governador acusado de encerrar Rádio Cuango após tocar música de Brigadeiro
O governador da Lunda-Norte, Ernesto Muangala, está a ser acusado de ter orientado o encerramento das instalações da Rádio Cuango inaugurada em Julho de 2014, por ter tocado nas suas emissões a música do rapper angolano “Brigadeiro 10 Pacotes” intitulada “Sai Satanás”, cujo conteúdo da letra lança “duras críticas” à governação do MPLA e ao então PR, José Eduardo dos Santos.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Foi este o grande motivo que fez com que o senhor governador mandasse fechar definitivamente a rádio”, disse uma fonte familiarizada com o processo.

O estúdio da Rádio Cuango foi construído e montado o equipamento na vila diamantífera de Cafunfo, em que a emissão do sinal durou apenas sete meses, e, segundo uma fonte da Administração Municipal do Cuango que preferiu o anonimato, a ordem para o encerramento da estação partiu do governador Muanga.

A Rádio Cuango funcionava das 7h00 às 23 horas e os trabalhadores recebiam um valor de mil kwanzas para a alimentação diária, tendo a fonte revelado que, várias vezes os agentes da polícia que asseguravam as instalações da emissora “passavam à fome, ou seja, não tinham direito ao pequeno almoço, e o almoço”.

A população do município do Cuango, província da Lunda-Norte diz-se preocupada com o encerramento das emissões da Rádio Cuango, há mais de cinco anos e acusam o governador local de ser o responsável pela não reabertura dos estúdios da emissora estatal do grupo Rádio Nacional de Angola (RNA).

A população do Cuango e Cafunfo sente-se isolada do resto da província, porquanto, “não conseguimos estar actualizados sobre o que se passa na Lunda-Norte e no resto do país, por intermédio de programas da rádio”, disse um dos moradores arredores da sede do município do Cuango, pelo que “exige a reabertura da Rádio Cuango”.

Exigem ao mesmo tempo a exoneração de Ernesto Muangala, por considerarem que “é um gestor incompetente que nada faz para resolver os principais problemas das populações da Lunda-Norte”.

Fonte: AO24H

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0