Familiares levam à polícia homem morto por Comandos
Os familiares de Eduardo Muaquixi de 38 anos de idade, que Angola-Online publicou ontem, segunda-feira 30 o seu assassinato, levaram o caixão com cadáver ao Comando da Polícia no Cuango, em protesto dos homicídios que acontecem com maior frequência na Lunda Norte.

Segundo a fonte da Angola-Online, o caso mais recente ocorreu na noite do dia 22 de Setembro em que, o cidadão Eduardo Muaquixi de 38 anos, conhecido igualmente por “Edu”, foi morto a tiro supostamente por militares ligados à unidade dos comandos “boinas vermelhas”.

De acordo com os familiares da vítima, Eduardo deslocou-se às margens do rio Cuango com o propósito de procurar o sustento da família, com a prática de garimpo, já que o desemprego na região, segundo contam, está cada vez mais elevado, pelo que, a única forma que os populares encontram é a exploração artesanal de diamantes.

Dados de O Decreto, a vítima que deixou viúva e seis filhos, fazia parte de um grupo de mergulhadores que praticavam actividades de garimpo numa “ilha” próxima às margens do rio Cuango que dista a pouco mais de 500 metros do bairro Ngongassuari.

No local, o grupo foi surpreendido com tiros feitos por “Comando Especiais” que estão envolvidos na “Operação Transparência”, tendo um dos disparos atingido mortalmente na zona do tórax o cidadão Eduardo Muaquixi (Edu), natural da Comuna do Luremo.

Desde Janeiro deste ano, já foram assassinados mais de dez cidadãos civis garimpeiros  nas regiões de Cafunfo e Cuango, pelos agentes da PN, FAA, Polícia de Guarda Fronteiras e elementos afectos à empresas de segurança que protegem as minas de diamantes.

Fonte: Angola24Horas

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
2
   
0
   
0