EUA devolve caixão de ouro ao Egipto roubado em 2011
O Museu de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, devolveu ao Egipto, um caixão feito de ouro, comprado em mais de 3 milhões de dólares, em 2017, nas mãos de um criminoso, após descobrir que tinha sido roubado durante as manifestações da primavera Árabe, em 2011, Paris.

Segundo fonte da Angola-Online, a peça com 2100 anos de idade, construída em ouro para o sacerdote Nedjemankh, no primeiro século antes de Cristo foi roubada em 2011 e vendida ao museu nova-iorquino por um negociante de arte em Paris.

A descoberta de que a peça que esteve alguns meses em exibição, tinha sido roubada, só se deu mais tarde, numa altura em que ficou provado que o vendedor pertencia à uma rede criminosa internacional.

Os responsáveis do museu pagaram quatro milhões de dólares (cerca de 3,5 milhões de euros) pelo sarcófago em 2017 e só meses depois tiveram conhecimento da sua proveniência.

O Ministério Público descobriu igualmente que, os documentos que acompanhavam o sarcófago, nomeadamente a licença de exportação, datada em 1971 eram falsos.

O sarcófago e o seu Caixão Dourado eram o núcleo da exposição inaugurada no MET de Nova Iorque, em Julho de 2018.

Fonte: SIC Notícias

REAÇÕES

0
   
0
   
1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0