Etiópia e Quénia ultrapassam economia de Angola
Os países como Etiópia e Quénia, poderão ultrapassar Angola, em termos de economia no próximo ano, segundo informou a consultora Capital Economics.

Anúncio

Anúncio

Em entrevista à Lusa, o analista da consultora que segue a economia angolana disse que, com as recessões dos últimos anos a prolongarem-se pelo menos até 2020, a riqueza produzida no país vai ser ultrapassada pelo Quénia e pela Etiópia.

"Os dados do Fundo Monetário Internacional mostram que o PIB de Angola a preços correntes deverá ficar nos 92 mil milhões de dólares [ 83,5 mil milhões de euros] este ano, sendo ultrapassado pelo Quénia, com 99 mil milhões [89,9 mil milhões de euros]", disse John Ashbourne.

Em 2020, a Etiópia, que este ano deverá ter um produto interno bruto (PIB) de 91 mil milhões de dólares (82,6 mil milhões de euros), que aumenta para 104 mil milhões de dólares [94,4 mil milhões de euros] em 2020, ultrapassará Angola.

A economia angolana deverá registar um PIB de 89 mil milhões de dólares [80,8 mil milhões de euros] no próximo ano, segundo os dados do FMI.

Estes dados, conclui o analista, não levam ainda em linha de conta a evolução cambial do kwanza, que registou uma forte desvalorização nas últimas semanas, e por isso a ultrapassagem do Quénia e Etiópia a Angola pode acontecer ainda mais cedo.

Fonte: Angola 24 Horas

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0