Estudo indica que é sinal de doença sentir dor durante acto sexual
Um estudo feito a volta do assunto, diz que a dor durante a relação sexual em mulheres, também chamada de dispareunia, pode ter origem emocional ou física, mas não é normal apresentar o sintoma. Conheça suas possíveis causas e tratamentos.

Publicidade

Publicidade

Segundo a fonte da Angola-Online.net, a dor dificulta não só a relação sexual, mas compromete a rotina da mulher porque impede qualquer tipo de penetração, inclusive na hora de fazer exames ginecológicos.

Ela pode ser classificada em dois tipos: superficial, quando ocorre em torno da abertura da vagina, normalmente no momento da penetração; ou profunda, quando a dor é sentida dentro da pelve, em geral durante o movimento peniano.

A recomendação inicial é procurar ajuda especializada ao primeiro sinal de dor, e o médico irá solicitar exames como ultrassom, papanicolaou e de urina para se certificar de que o desconforto não é sinal de alguns problemas comuns.

No caso da dor superficial, algumas causas são: infecções genitais como herpes e candidíase, que costumam causar bastante ardência, já que a área da vulva fica inflamada, vaginismo (condição na qual a musculatura se contrai involuntariamente, tornando a penetração inviável) e sensibilidade aumentada na área vaginal.

A dor profunda, pode ser um sinal de endometriose, que costuma ser uma das grandes responsáveis pela dor durante o acto sexual por conta do quadro inflamatório que provoca na pelve.

Durante o exame ginecológico, os médicos pode fazer um teste rápido para identificar se você sofre de dor provocada, isto é, causada por algum agente externo como absorvente interno, colector menstrual ou a própria penetração. O teste é simples e consiste em pressionar a área sensível com um cotonete.

Fonte: Drauzio Varella

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1