Estudo indica causas frequentes de infertilidade
Um estudo a volta do assunto, confirmou que existem inúmeras causas de infertilidade, que podem atingir tanto mulheres quanto homens, com destaque as tubas uterinas.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Muita gente adopta medidas para evitar uma gravidez indesejada durante anos, e, é possível que na hora em que o casal decida gerar um bebê, não seja tão fácil assim. Estima-se que de 10% a 15% dos casais enfrentem alguma dificuldade para engravidar, o que é definido quando não se consegue uma gestação após 1 ano de tentativas.

As tubas uterinas são o local onde ocorre a fecundação, ou seja, o espermatozoide encontra o óvulo. Alguns problemas podem bloquear ou dificultar a passagem dos espermatozoides ou do óvulo pelas tubas, impedindo o encontro dos gametas ou a migração do óvulo fertilizado para o útero.

Dessa forma, não ocorre a gestação. “Bactérias como a clamídia e o gonococo são responsáveis por um processo infeccioso e inflamatório que causa uma espécie de fibrose em várias regiões da tuba, o que leva à obstrução”, explica o dr. Pedro Monteleone, fundador do Centro de Reprodução Humana Monteleone e coordenador técnico do Centro de Reprodução Humana do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Há muitas outras causas para a obstrução tubária, como sequelas após apendicite ou focos de endometriose. O diagnóstico é realizado, geralmente, por exame de histerossalpingografia, um exame de raios X da pelve feito com o uso de contraste. Esse exame pode ou não ser guiado por ressonância magnética da pelve.

A endometriose ocorre quando tecido endometrial, que reveste o útero, migra para outras regiões, como ovários e intestinos. O problema atinge cerca de 10% das mulheres e está presente em aproximadamente 50% dos casos de infertilidade. 

Fonte: Drauzio Varella

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0