Estrangeiros em Angola ganham mais de 2 mil milhões de dólares
Os funcionários estrangeiros em Angola, ganha um salário anual de 2 mil milhões e 400 mil dólares, situação que precisa ser invertida com urgência, segundo informou neste sábado na Huíla, o presidente da Associação Industrial de Angola (AIA).

Publicidade

Publicidade

Falando num debate que marcou o dia da indústria nacional, José Severino fez saber que, segundo o BNA, existem 500 milhões de dólares mensais para operações económicas, mas lamenta que 45 por cento desse valor vai para pagar salários a cooperantes.

Como proposta, Severino disse que a AIA defende a aposta no sistema alemão de formação “Dual”, ou seja, para além das escolas, os alunos deviam fazer parte de formação prática em sectores que o país mais precisa de força de trabalho externa.

Segundo ele, esse valor gasto em ordenados para estrangeiros deve ser reduzido em pelo menos 25 por cento em 2021.

Por sua vez, na mesma senda, o membro da Associação Agropecuária Comercial e Industrial da Huíla (AAPCIL), João Black, disse que uma das soluções para essa situação passa pela garantia de estágios profissionais aos estudantes.

Segundo ele, para tal é preciso que o Estado crie incentivos aos industriais, como certificados de crédito fiscal, a quem dá estágio aos jovens, já que não têm dinheiro para compensar as empresas nesse quesito.

Mais de 60 industriais participaram do chamado “Debate Vector”, que serviu para relançar o programa radiofónico Vector, que completou 20 anos de existência, num evento promovido pelo Gabinete de desenvolvimento económico integrado da Huíla.

Fonte: Angola 24 Horas

REAÇÕES

12
   
2
   
0
   
4
   
0
   
2
   
2
   
1