Estagiário de 17 anos da NASA descobre novo planeta
Cukier é aluno da Scarsdale High School e foi aceite pela agência espacial para o programa de estágio – algo que não é fácil de se conseguir.

Assim que começou as actividades, o jovem foi incumbido de vasculhar dados colectados pelo telescópio espacial TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite ou Satélite de Levantamento de Exoplanetas em Trânsito em tradução livre), cuja missão, como o próprio nome sugere, é o de observar estrelas e detectar variações em seu brilho para, desta forma, tentar identificar a existência de planetas.

Pois, em seus 3 dias de estágio, Cukier estava estudando um sistema binário situado a 1,3 mil anos-luz de distância da Terra, conhecido pela sigla TOI 1338 quando notou algo esquisito. 

Em sistemas desse tipo, as estrelas orbitam uma ao redor da outra e é comum observar eclipses — quando uma transita diante da sua companheira. No entanto, o estagiário percebeu algo mais estava rolando na área, uma variação no brilho que não condizia com o período orbital das estrelas.

  A esquisitice identificada pelo estudante era um exoplaneta que ninguém havia observado antes — e que foi baptizado de TOI 1338 b. Segundo Mike, o astro descoberto pelo estagiário tem dimensões semelhantes às de Saturno e orbita as duas estrelas ao mesmo tempo, algo jamais visto antes, e leva entre 93 e 95 dias para completar uma volta ao redor do sistema.

Não se sabe se Cukier ganhará mais espaço na NASA após essa façanha, mas com certeza ele causou uma óptima primeira impressão já nos primeiros dias de estágio! De qualquer forma, o garoto deve ingressar na faculdade em Setembro próximo e pretende estudar astrofísica — e tudo indica que ele trilhará uma carreira de bastante sucesso e muitas descobertas, você não concorda?

Fonte: MC

REAÇÕES

3
   
2
   
0
   
0
   
3
   
0
   
0
   
0