Escola rejeita matrícula de adolescente de 12 anos
A direcção da Escola do Ensino Secundário de Formação Geral do IIº ciclo, conhecida por Puniv-Benguela, liderada por Sabino Valente, rejeitou a matrícula de um aluno de 12 anos de idade, na 10ª classe por considerar impossível.

O presente ano lectivo, aberto hoje em Benguela pelo Ministro da Educação, Mpinda Simão, mal começou e já há polémica.

Em declarações à imprensa, depois do acto de abertura do ano lectivo, o director do Puniv-Benguela, Sabino Valente, revelou que impediu a matrícula de um adolescente de 12 anos no instituto que dirige.  

“É um caso inédito que aconteceu este ano na nossa escola, um aluno de 12 anos de idade pretendia fazer matrícula na 10ª classe. É impossível! … Quando é que começou a estudar? Um aluno de 12 anos de idade deve frequentar a 7ª classe’’, defendeu. O director acrescentou que os pais não sabiam explicar o sucedido, ‘’diziam apenas que o aluno estudou bem e passou de classe chegando a 10ª classe”. 

Por outro lado, Sabino Valente apelou aos pais e encarregados de educação a terem muito cuidado ‘’porque os conteúdos são dosificados atendendo idade e ao desenvolvimento psico-motor do aluno.’’

”Os pais não devem adiantar os seus filhos de classe porque são inteligentes. Podem criar problemas para o educando no futuro ”, alertou o director.

Segundo o professor Pedro da Silva, no sistema de ensino em vigor, a criança começa a estudar a primeira classe aos 6 anos de idade. O que significa aos 12 anos de idade este aluno estaria a estudar a 7ª classe e não a 10ª classe, fez saber Pedro da Silva.

REAÇÕES

2
   
3
   
0
   
0
   
5
   
3
   
1
   
2