Enfermeiro detido por desvio de medicamentos
Um enfermeiro afecto ao Hospital Geral da Lunda Sul, foi detido pelo SIC, na manhã deste sábado, acusado de desviar medicamentos, em colaboração de um suposto paciente, também detido, na cidade do Saurimo.

Em declarações, o administrador da unidade sanitária, Pinto António, disse que a apreensão dos fármacos foi possível através de uma denúncia da auxiliar de limpeza em serviço, que observou o técnico a colocar medicamentos na mochila do suposto paciente.

O responsável aconselha aos técnicos de saúde a evitarem esta prática, porque prejudica os pacientes acamados no hospital, bem como mancha o bom nome das instituições sanitárias e do juramento feito em prol da salvação de vidas.

Sem no entanto avançar o que será feito ao enfermeiro, apontou o reforço de medidas de segurança interna e ronda, como sendo as principais acções a realizar para evitar doravante situações do género.

Por seu turno, o paciente em causa, Noé Motcha, explicou que tem sido frequente ir buscar medicamentos no Hospital Geral da Lunda Sul, quando o enfermeiro está em serviço, alegando que os mesmos serviriam para tratar da sua saúde e que estava acompanhado de uma receita médica.

Dos fármacos extraviados constam 32 ampolas entre gentamicina, ceftriaxona e anti-palúdicos, sistemas, 18 balões de soro fisiológico e seringas, provavelmente para serem comercializados nos mercados.

Este é o primeiro caso de apreensão de um técnico de saúde envolvido no extravio de medicamentos no Hospital Geral da Lunda Sul.

Fonte: Angop

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0