Enana desmente risco iminente de colisão de aeronaves
O Conselho de Administração da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea, Enana, garantiu aos passageiros, não existir qualquer risco de colisão de aeronaves no aeroporto 4 de Fevereiro e o sistema de controlo é "eficiente e seguro".

Depois de uma denúncia feita pelo semanário Novo Jornal, avançando a existência de sérios riscos de colisão de aeronaves, por falta de RADAR de controlo no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro. A Enana esclarece em uma nota e faz saber que a mesma denúncia está manchada de falsidade.

Segundo a Enana, o sistema convencional de controlo, em uso em Angola, é, de si, eficiente e seguro, pelo que tem merecido a confiança das companhias aéreas que operam no país, e várias outras que pretendem operar.

Embora não possuir um equipamento RADAR, a empresa garante que o serviço de controlo de tráfego aéreo pode ser prestado com segurança e eficiência, mesmo sem este equipamento.

Para este efeito, adoptam-se, procedimentos de separação vertical ou horizontal entre as aeronaves, com suporte nos sistemas de apoio à navegação aérea (VOR/DME) e de comunicações (HF, VHF e VHF-ER) em conformidade com a ICAO, o que permite uma operação segura e eficiente das aeronaves, lê-se na nota.

Deste modo, a Enana prevê instalar no Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL) um sistema de RADAR e sistemas emergentes ADS B ground based e ABD B Space Based, via satélite.

TPA com Ango-online

REAÇÕES

0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
1
   
0
   
0