Em oito meses foram registados 3.307 casos de violência
Faustina Alves, que falava por ocasião dos cumprimentos de fim-de-ano, que também serviu para apresentação do relatório anual do sector, disse que dos 3.307 casos registados no período em referência, 1.852 foram resolvidos de forma extrajudicial e 1.455 encaminhados para os órgãos de justiça.

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Para a governante, os números não representam o universo dos casos ocorridos pelo país, pois, infelizmente, muitas das vítimas remetem-se ao silêncio, outras acabam por falecer antes de fazer a acusação.

Por outro lado, a titular da pasta da Família e Promoção da Mulher destacou, no quadro do plano estratégico do sector, o segundo e terceiro Conselho Consultivo Ordinário realizado nas províncias de Cuanza-Norte e Luanda, que serviram para medir o impacto das actividades e perspectivar acções futuras, para o bem-estar das comunidades.

No âmbito da municipalização da acção social, o MASFAMU conta com seis Centros de Apoio Social Integrado (CASI), sendo oito em Luanda, dois no Uíge, Moxico e Bié. Os restantes foram construídos em outras 12 regiões do país.

No Sistema de Informação e Gestão da Acção Social (SIGAS), de acordo com a ministra foram cadastradas 57.501 pessoas, correspondentes a 19.851 agregados familiares. Informou que o programa de Transferências Sociais Monetárias do Projecto-piloto do APROSOC providenciou dois pagamentos, tendo beneficiado 11.473 crianças.

Faustina Alves lembrou que o programa está a ser acompanhado com acções de educação, literacia financeira, inclusão produtiva, prevenção de doenças, planeamento familiar, incentivo às campanhas de vacinação e registo civil.

De Janeiro a Novembro deste ano, o Instituto Nacional da Criança (INAC), através das acções de aconselhamento e apoio psicossocial às vítimas, resolveu, a nível do país, 4.104 casos de violência contra a criança, sendo 1. 982 do sexo masculino e 2.071 feminino.

No capítulo do empoderamento da mulher, foram formados 1.858 mulheres em matéria diversa, como direito político, saúde sexual e reprodutiva, assim como direito económico e social.

O Centro Integrado de Referência para atendimento às vítimas de violência na província do Huambo está concluído.

JA

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0
   
0