Educadores enfrentam ‘’makas grande’’
Comemora-se hoje dia do educador, várias são as dificuldades que os educadores têm passado desde as péssimas condições de trabalho, e a baixa remuneração.
DR

O Angola-Online.Net ouviu os educadores, e manifestaram a necessidade de serem mais valorizados e compensados da melhor forma pelo contributo que têm dado para o desenvolvimento da Angola.

Há mais de 20 anos como educadora infantil, Susana Mateus, reconhece as melhorias no sector da educação, mas defende a necessidade de melhorar bastante. ‘’Comparando com os anos anteriores, hoje somos um pouco bem pagos, mas seriamos melhoria ainda. Houve um desenvolvimento, já não damos aulas por baixo das árvores como há 10 anos atrás’’ frisou.

Numa altura em que se exige mais qualidade no sistema de ensino, ainda em muitos pontos do país, vários professores deparam-se com muitas dificuldades, e deslocam-se longas distâncias para ensinar o ABC em escolas improvisadas, como é o caso de João Francisco, residente no km 44, em Luanda e dá aulas na Maria Teresa, província do Bengo.

‘’Chegar até na escola não é fácil, percorro muitos quilómetros de carro, e depois cerca de 2 quilómetros apeando, infelizmente o salário não é dos melhores. Mesmo assim continuou a dar aulas para ver a minha pátria desenvolvida, e a zona onde nasci também’’, disse sorridente João Francisco.

Por outro lado, uma das preocupações dos educadores é o facto das escolas e creches tornarem-se depósitos de crianças, bem como a falta de interesse dos pais e encarregados de educação na educação dos filhos.

"Hoje nota-se que os pais deixam as suas responsabilidades de educar os filhos, entregam tudo a escola e só voltam no final do ano para ver a pauta. O papel da escola não é educar a criança a 100 por cento, mas sim a 30 por cento, o resto está com a família e a sociedade", disse Manuel Catende professor e pai.

Manuel Catende aconselha aos pais e encarregados de educação a prestarem mais atenção aos filhos,’’ apesar do corre-corre tenham pelo menos durante o dia 3 horas para conversar e ouvir as nossas criança, para entendermos e sabermos o que elas recebem da escola, da rua e de onde elas estiveram ou com quem ficaram, de modo a cortar pela raiz os males que elas aprendem.

O acto central do dia do educador teve lugar na cidade do Sumbe, província do Kwanza Sul, sob lema ’’Pela qualidade dos professores, rumo à um desenvolvimento sustentável’’. O acto foi presidido pelo Ministro da Educação Mpinda Simão, que defendeu a qualidade de ensino para que se tenha quadros de qualidade no país.

Saiba mais sobre a data

No dia 22 de Novembro de 1976, o primeiro Presidente de Angola, Dr. António Agostinho Neto, declarou aberta a campanha de alfabetização, em Luanda, nas instalações da antiga fabrica têxtil chamada Textang II, e ficou marcada na história do país como data consagrada aos mestres do ensino, e a partir de 1978 foi institucionalizado como dia Nacional do Educador.

DR

REAÇÕES

4
   
1
   
3
   
0
   
0
   
0
   
0
   
6