Doentes são assistidos no chão no Hospital Américo Boa Vida
Vários doentes em estado grave, dormem e são assistidos no chão por falta de cama no Hospital Américo Boa Vida, em Luanda. Muitos chegam de falecer por não serem atendidos.

Pessoas em estado grave estendidas no chão, a pedir que fossem atendidas, médicos de um lado para o outro e com discursos arrogantes, é o cenário observado hoje pela equipa da Angola-Online, que visitou o Hospital Américo Boa Vida, em Luanda. 

No mesmo hospital, encontramos uma senhora em estado grave, acompanhada pelo filho de 21 anos, que falou em anonimato, aflito com a situação que estava ocorrer no hospital. Desde as 11 horas que chegou ao hospital com a mãe, lhe foi orientado que aguardasse fora, mas insistentemente entrava na sala onde a mãe estava para ser consultada, para vê-la e os médicos garantiam que lhe assistiriam. 

Quando eram 15 horas, hora de visita, encontrou a mãe estendida no chão, a senhora ainda nem tinha sido assistida e aguardava pelos resultados das análises. O que fez com que o jovem na nossa presença procurasse saber de um dos médicos em serviço do porquê da mãe não ser atendida até aquela hora, e pedir ajuda. Mas, ironicamente o médico respondeu: “culpado é o sistema.” 

Ao se aperceber que a imprensa estava presente no local, o médico de imediato observou a paciente no chão e foi à busca dos materiais para fazer a canalização e aplicar o soro, depois de quatro horas da senhor dar entrada no referido hospital.

Questionado do porque os pacientes são atendidos no chão, o mesmo médico disse que as camas são insuficientes. A nossa reportagem observou ainda, a falta de medicamentos, o que obriga os familiares comprar nas farmácias próximas do hospital.

Durante a nossa presença, muitos são os familiares de pacientes que saiam aos choros do hospital pela perda do seu ente querido.

REAÇÕES

1
   
0
   
0
   
15
   
4
   
5
   
2
   
6