Diminuição do número de alunos nas salas, é a meta da Direcção da escola de Catome de Baixo
A direcção da escola do Iº ciclo do ensino secundário de Catome de Baixo, no município do Cazengo, província do Kuanza Norte, luta para reduzir sobrelotações nas salas de aulas.
Arquivo

Segundo a directora, Antónica Fernando Manuel, apesar de altos e baixos, garantiu que estão criadas as condições para o arranque de mais um ano lectivo e que a diminuição do número de alunos por sala de aula é uma das prioridades da direcção.

“Falta espaço e infra-estrutura para comportar tanta gente e os professores não conseguem dar aulas”, lamentou e disse ainda que, “vamos já implementar algumas turmas do primeiro ciclo que necessariamente vão começar com a sétima classe num total de quinze turmas, isto é, teremos três turmas no período matinal e doze turmas no período nocturno, a perspectiva é de termos no máximo 2.430 alunos no geral”.

Sobre as cobranças ilegalmente aos pais e encarregados de educação, durante o acto de confirmação e matrícula dos alunos da iniciação, a directora, afirmou que estão apenas a cobrar um valor de 350 kwanzas para cartões, ficha de inscrição e regulamentos.

De salientar que, as direcções das escolas públicas, da iniciação até à nona classe, estão proibidas, por lei, de cobrarem qualquer espécie de contribuição aos pais e encarregados de educação no acto da matrícula, reconfirmação de matrículas e frequências às aulas.

REAÇÕES

3
   
0
   
0
   
0
   
0
   
3
   
0
   
0