Dia Mundial dos Professores
Assinala-se hoje, 05 de Outubro, o ‘’Dia Mundial dos Professores’’, para isso o portal Angola-Online, ouviu alguns professores e estudantes sobre a efeméride.

Fazendo sol ou caindo chuva, caminhando centenas de quilómetros ou até mesmo trabalhando em condições precárias e com uma remuneração anã, eles estão sempre dispostos a transmitir e compartilhar o conhecimento com os seus semelhantes para um mundo melhor. 

Eles tornam-se pais, irmãos, amigos e eternos heróis.

Com mais de 20 anos a desempenhar esta nobre missão, a professora Luzia Amaral, diz sentir-se satisfeita com a profissão que exerce há duas décadas, e a cada dia que passa motiva-se a continuar ajudar a formar futuros quadros para o mundo, quando vê os seus antigos estudantes a se destacarem na sociedade nas demais áreas.

Um mestre’’, ‘’um pai’’, ‘’um exemplo de vida a seguir’’, é o que os estudantes consideram, como é o caso da Manuela Júnior de Almeida, licenciada em Medicina Geral, que revela encarnar os conhecimentos transmitidos pelos seus professores e agradece pelo empenho e paciência dos mesmos, pois que, o mundo só apresenta esta evolução graças aos professores.

Apesar dos avanços feitos na educação, parece que em Angola nem tudo vai assim tão lá muito bem, em pleno dia dedicado aos professores, milhares de professores paralisaram as suas actividades na província do Bengo, devido atrasos salariais de mais de cinco meses.

O acto central da efeméride teve lugar na escola Divina Providência, localizada no Distrito Urbano do Kilamba Kiaxe, em Luanda, o sub-lema deste ano é ‘’Professores Unidos para uma Geração de Quadros Competentes’’.

A data foi instituída em 1966 pela Organização Internacional do Trabalho e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), com o objectivo de nortear a formação e as condições de trabalho dos professores.

Escola Sede do Projecto Melika – Freixiel

REAÇÕES

4
   
2
   
1
   
1
   
0
   
1
   
0
   
0